Em “Exclusivo Para Sua Casa: Belisario Franca”, o diretor carioca conversou por vídeo com Anne Braune do canal Like sobre a expectativa da estreia de “O Paradoxo da Democracia” no Canal Curta!
Belisario abre a conversa explicando como surgiu a ideia do documentário e cita movimentos de insatisfação da sociedade em diferentes países, como Estados Unidos, Egito, Rússia, Venezuela e Brasil. “A partir de 2013, quando todo mundo no Brasil vai para a rua, ainda não compreendíamos muito bem o que estava sendo jogado ali naquele momento e o que estava acontecendo. Então, essa perplexidade foi me chamando atenção, e a do Julio Worcman, diretor do Curta! também”.
Com imagens marcantes dessas manifestações, a produção proporciona ao público a sensação de vivenciá-las. O convidado destaca que uma característica do filme é a presença do cidadão comum se manifestando e explica: “Fizemos recortes, escolhas e olhamos os materiais postados por pessoas no calor das manifestações que, muitas vezes, é sem filtro. Procuramos imagens que contassem uma história e que pudessem significar a força e a polêmica que a democracia está passando nesse momento no mundo todo”.
Se o cineasta ficou ansioso para a estreia? “Ao ver o filme, temos a oportunidade de entender que, apesar dos abalos e do derretimento de alguns desses pilares, cabe a nós, sociedade civil, a contribuição para que as nossas instituições democráticas ainda permaneçam ativas e atuando”.