Haydee quer se despedir de seu filho e o fará no mar, junto com amigos e familiares, em uma cerimônia de libertação para retirá-lo simbolicamente da prisão onde morreu, há quarenta anos: um centro de torturas que pode ser visto da janela de sua casa, em Valparaiso, e que a cada dia a relembra da morte do filho, ocorrida da maneira mais cruel em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura. Ela sobreviveu, mas Sebastián permaneceu ali, em um frio e sujo quartel impossível de ser esquecido.
Tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile. Agora, em breve, a Suprema Corte ditará a sentença contra quatro ex-militares, no primeiro caso de condenação por tortura contra uma mulher grávida na história do país.
Haydée e o Peixe Voador é o novo documentário da chilena Pachi Bustos, que foi selecionado para o Hotdocs 2019 e Documenta - Festival Internacional de Cine Documenta 2019. Foi realizado em parceria com Paola Castillo - uma das produtoras de maior destaque do Chile com premiados documentários como “Allende mi abuelo Allende”, eleito melhor documentário do Festival de Cannes em 2015.
Duração: 72min